Clique nas palavras em destaque e conheça os conceitos.
A fiscalidade é o maior objetivo da tributação. Isso porque o Poder Público necessita de recursos para poder concretizar seus fins, alcançar seus objetivos, fornecer à população serviços essenciais, garantir a todos nós o gozo dos nossos direitos sociais, entre outras razões que visam à satisfação do bem comum. Assim, o Estado precisa de recursos financeiros e, para obtê-los, geri-los e atendê-los, da melhor forma possível, é que o Estado desenvolve atividade financeira.
Para obter esses recursos, o Estado pode atuar no universo empresarial explorando seu patrimônio com fins lucrativos ou intervir no setor privado da economia através da tributação.
Importante ressaltar que os fatores são classificados como tributários e não tributários, sendo que podem ser separados por sua classificação de isenção ou não de acordo com os meios que são aplicados, deste modo os tributos, então, são instrumentos necessários à realização eficiente das atividades estatais; contudo, é necessário que a instituição e cobrança desses tributos seja limitada pela Constituição e pelas Leis, dedicando-se o Direito Tributário justamente a essa limitação e proteção dos direitos do cidadão contra os abusos decorrentes desse poder de tributar.