Este conteúdo é melhor visualizado nos navegadores: Chrome, Firefox e Edge.
Ensino da Educação Física para a Educação Básica
Unidade 1
Seção 3
Webaula 3
Aspectos culturais da Educação Física escolar
Experimente
Quando estamos no ambiente escolar e somos responsáveis por parte da transmissão de conhecimentos aos alunos, deparamo-nos com diferentes situações que colocam as relações da sociedade em primeiro plano e o aprendizado motor em segundo plano.
Famílias com crenças religiosas diferentes, tratamentos machistas fora da escola, visão do corpo como algo que deve ser escondido dos olhares alheios, preocupações com a saúde, enfim, há uma enorme possibilidade de relações que podem ser discutidas em aulas.
Certa vez, ao realizar uma atividade com equipes, a turma foi dividida entre meninos e meninas. O jogo começou, e os meninos foram superiores. Ao longo da atividade, algumas meninas trouxeram reclamações relacionadas à superioridade dos colegas, mas as equipes não foram alteradas.
Ao final, no momento da roda de conversa, foram feitos questionamentos sobre a atividade, coisas divertidas e dificuldades. Em certo ponto da conversa a pergunta foi: “Por que os meninos venceram a partida?”. Várias meninas afirmaram que “Eles venceram porque são meninos, e meninos são mais fortes e melhores”.
Nesse momento, estabeleceu-se uma discussão sobre gênero e as considerações sociais sobre cada um deles, além de aspectos do desenvolvimento.
E, então, como resolver essa questão aparentemente simples, mas que está presente em diferentes situações do cotidiano, dentro e fora da escola?
Entraremos agora nos estudos dos aspectos culturais da Educação Física escolar, nos quais discutiremos Escola, Cultura, Corpo, Sociedade, Gênero, Práticas Corporais e Saúde, relacionados às práticas de Educação Física.
Webaula 3
Aspectos culturais da Educação Física escolar
Explore
Os primeiros pontos que trabalharemos será a mescla de Escola e Cultura. Clique nas abas e conheça um pouco sobre cada aspecto.
Segundo o Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa (2016), a escola pode ser entendida como “Instituição pública ou privada que tem por finalidade ministrar ensino coletivo”. Nesse sentido, a escola é um local onde pessoas frequentam para construção do conhecimento de forma organizada e planejada, com métodos e processos avaliativos e progressivos.
Do ponto de vista antropológico, conforme o mesmo dicionário, cultura é um “Conjunto de conhecimentos, costumes, crenças, padrões de comportamento, adquiridos e transmitidos socialmente, que caracterizam um grupo social”.
Para conhecer e discutir sobre Corpo e Sociedade, Discussões de Gênero e Práticas Corporais e Saúde e Educação Física, leia o livro didático e aprofunde-se nesses conteúdos que estão interligados à Educação Física escolar.
Desta maneira podemos ser transformadores na vida dos alunos que estarão em contato conosco.
Você já conhece o Saber?
Aqui você tem na palma da sua mão a biblioteca digital para sua formação profissional.
Estude no celular, tablet ou PC em qualquer hora e lugar sem pagar mais nada por isso.
Mais de 250 livros com interatividade, vídeos, animações e jogos para você.