Este conteúdo é melhor visualizado nos navegadores: Chrome, Firefox e Edge.

Ensino de Educação Física para a Educação Básica

CapaExperimenteExploreVídeo de EncerramentoVocê já conhece o Saber?
x
Como gostaria de melhorar este material?

Preencha os campos abaixo e nos ajude a melhorar nosso conteúdo.

Obrigado! Sua mensagem é muito importante e será respondida em breve!
Oops! Ocorreu algum erro, por gentileza, tente novamente.

Ensino da Educação Física para a Educação Básica

iStock 2017
Unidade 1
Seção 3

Webaula 3

Aspectos culturais da Educação Física escolar

Experimente

iStock 2017
Quando estamos no ambiente escolar e somos responsáveis por parte da transmissão de conhecimentos aos alunos, deparamo-nos com diferentes situações que colocam as relações da sociedade em primeiro plano e o aprendizado motor em segundo plano.
iStock 2017

Famílias com crenças religiosas diferentes, tratamentos machistas fora da escola, visão do corpo como algo que deve ser escondido dos olhares alheios, preocupações com a saúde, enfim, há uma enorme possibilidade de relações que podem ser discutidas em aulas.

iStock 2017
Certa vez, ao realizar uma atividade com equipes, a turma foi dividida entre meninos e meninas. O jogo começou, e os meninos foram superiores. Ao longo da atividade, algumas meninas trouxeram reclamações relacionadas à superioridade dos colegas, mas as equipes não foram alteradas.
iStock 2017

Ao final, no momento da roda de conversa, foram feitos questionamentos sobre a atividade, coisas divertidas e dificuldades. Em certo ponto da conversa a pergunta foi: “Por que os meninos venceram a partida?”. Várias meninas afirmaram que “Eles venceram porque são meninos, e meninos são mais fortes e melhores”.
Nesse momento, estabeleceu-se uma discussão sobre gênero e as considerações sociais sobre cada um deles, além de aspectos do desenvolvimento.
E, então, como resolver essa questão aparentemente simples, mas que está presente em diferentes situações do cotidiano, dentro e fora da escola?

Entraremos agora nos estudos dos aspectos culturais da Educação Física escolar, nos quais discutiremos Escola, Cultura, Corpo, Sociedade, Gênero, Práticas Corporais e Saúde, relacionados às práticas de Educação Física.

iStock 2017

Webaula 3

Aspectos culturais da Educação Física escolar

Explore

iStock 2017

Os primeiros pontos que trabalharemos será a mescla de Escola e Cultura. Clique nas abas e conheça um pouco sobre cada aspecto.

Segundo o Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa (2016), a escola pode ser entendida como “Instituição pública ou privada que tem por finalidade ministrar ensino coletivo”. Nesse sentido, a escola é um local onde pessoas frequentam para construção do conhecimento de forma organizada e planejada, com métodos e processos avaliativos e progressivos.
Do ponto de vista antropológico, conforme o mesmo dicionário, cultura é um “Conjunto de conhecimentos, costumes, crenças, padrões de comportamento, adquiridos e transmitidos socialmente, que caracterizam um grupo social”.
Para conhecer e discutir sobre Corpo e Sociedade, Discussões de Gênero e Práticas Corporais e Saúde e Educação Física, leia o livro didático e aprofunde-se nesses conteúdos que estão interligados à Educação Física escolar.
Desta maneira podemos ser transformadores na vida dos alunos que estarão em contato conosco.
iStock 2017

Vídeo de Encerramento

Você já conhece o Saber?

Aqui você tem na palma da sua mão a biblioteca digital para sua formação profissional.

Estude no celular, tablet ou PC em qualquer hora e lugar sem pagar mais nada por isso.

Mais de 250 livros com interatividade, vídeos, animações e jogos para você.

Bons estudos!